quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A segmentação dos canais de TV


Os canais da TV aberta nos oferecem uma programação variada, onde encontramos 'de tudo um pouco'. Mas, os canais de TV por assinatura, possibilitam cada vez mais uma segmentação e, portanto, é possível encontrar canais esportivos, com jornalismo internacional, direcionado a programas de saúde, ciências, entre outros. No entanto, em sua maioria, não apresentam uma divisão clara e tão demarcada quanto os cadernos dos jornais diários, nem a praticidade e agilidade de se obter a informação desejada no momento em que quiser.

Esta situação nos mostra como o jornalista tem que estar cada vez mais preparado para ter um certo domínio de todas editorias do jornalismo. É claro que temos preferências por algumas e dificuldades em outras, mas de certa forma uma é ligada a outra. Por exemplo, um jornalista esportivo que irá realizar a cobertura da Copa do Mundo na África do Sul em 2010, precisará de estar a par da situação política e econômica do local. De nada adiantará para ele dominar apenas os assuntos esportivos, pois o evento não está ligado apenas nisso. Há toda uma situação que envolve outras editorias.

4 comentários:

Malagueta disse...

Concordo plenamente. Tá faltando profissionais dinâmicos, a maioria do banco acadêmico só quer saber de matérias ligadas ao esporte. Tbm acho q os professores deveriam olhar isso e ajudar a trabalhar esse lado.

Rodolfo Natálio disse...

Acredito que a maioria da nova geração está caminhando mais para o lado esportivo sim. Mas, como muitos profissionais afirmam, quem faz esporte consegue fazer qualquer uma outra editoria. Temos preferências, mas acredito que o jornalismo é questão de faro, de aptidão. Para manjar todas basta estar informado e dedicado.

Vinicius Caetano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Caetano disse...

É claro que isso é verdade. Mas temos que atentar a um detalhe. O futuro do jornalismo no mundo é a universalidade. O mercado não quer um bom jornalista esportivo e tão somente. o mercado quer quem cumpra a demanda e ponto. Nós jornalistas trabalhamos não para o que achamos que é legal e só. Escrevemos ou editamos para o mercado, o consumidor. Espandir o leque de informação é obrigação de quem tem uma caneta e um gravador no mínimo. A Web vai encolir tudo no futuro não muito distânte. Quem não ficar esperto vai morrer preso na rede!

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