quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Profissão Repórter desta semana

Essa mensagem só interessa a quem assistiu o Profissão Repóter de ontem, dia 22/09. Mas, para que não assistiu, segue o link dela no youtube:


http://www.youtube.com/results?search_query=profiss%C3%A3o+reporter+22%2F09&search_type=


1h21 da madrugada e, até agora, o programa intitulado "Violência entre casais" recebeu nada menos que 65 comentários, muitos criticando seriamente a condução da pauta.


Eis o comentário de número 61 postado pela professora Cintia.


Bom dia, ótima equipe do Profissão Repórter. Sou jornalista e professora universitária e, embora Telejornalismo não seja minha área, gostaria de fazer algumas considerações. O programa desta terça-feira estava meio desconexo, para não dizer, superficial. Jamais critiquei, para os meus alunos, as excelentes pautas de ótimas reportagens feitas pelo Profissão Repórter, mas hoje vai ser diferente. Não houve - no meu entendimento - unidade no programa. Para mim, o gancho não ficou claro, as histórias estavam fragmentadas demais e o objetivo do programa (seja qual for) não foi atingido. Tinha extrema expectativa sobre a abordagem desse tema, pois minha mãe e eu fomos vítimas de um marido e pai violento durante ANOS a fio. Essa violência deixou sequelas terríveis em nossa família e o agressor, meu pai, jamais foi punido, até porque, na época, a Lei Maria da Penha nem existia, assim como não existiam as chamadas "Delegacias de Defesa da Mulher".Assistimos (eu, minha mãe e minha filha, de 14 anos) juntas ao programa e, quando terminou, nos entreolhamos e perguntamos: "E aí?". Não posso esconder minha decepção com a cobertura de um tema tão atual e importante e, por isso, escrevo esse comentário pedindo um esclarecimento didático para mim e meus alunos. Realmente - se fosse possível - gostaria que a equipe esclarecesse melhor a construção da pauta do programa para que nós, jornalistas ou meros espectadores, pudéssemos entender o objetivo da equipe. Li várias críticas publicadas até agora sobre o programa e, infelizmente, concordo com muitas. Além de jornalista, sou uma entusiasta do trabalho de Caco Barcellos, referência indispensável no curso de Jornalismo em virtude de seus ótimos livros (Abusado e Rota 66) e do trabalho sempre pautado pela ética e apuração detalhada. Mas, desta vez, lamentavelmente seus jovens repórteres não conseguiram passar bem a mensagem a qual se propuseram. Deixo meu abraço e meu respeito a todos. Até a próxima!


O que vocês acharam do programa? Aguardo mensagens a respeito...

0 comentários:

Postar um comentário