quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Postura de jornalistas no Twitter

Hoje discutimos em nossa aula a postura que jornalistas do maior jornal impresso do Brasil estão tendo que ter em relação ao Twitter. E, agora não está sendo apenas a Folha de São Paulo, mas outras mídias aqui da cidade mesmo já adotaram posicionamento semelhante. Vou deixar aqui, a matéria que está circulando no país há cerca de uma semana:

Jornal brasileiro cria regras para os seus jornalistas no Twitter

O maior jornal impresso do Brasil, a Folha de São Paulo, enviou um comunicado a todos os seus jornalistas com as normas de conduta que devem seguir no Twitter e nos seus blogs pessoais.
A informação é adiantada por José Roberto de Toledo, jornalista brasileiro e director da PrimaPagina, grupo que produz conteúdo jornalístico para diversas entidades.
No seu blog, o jornalista explica que as regras criadas pelo diário brasileiro recomendam que os autores "não assumam posições em favor de um partido, candidato ou campanha".
Outra das medidas prende-se com a utilização do serviço de microblogging Twitter ou de blogs pessoais para dar "furos" jornalísticos, "nem antes nem depois do jornal ser distribuído".
"No máximo, os jornalistas podem fazer referência ao material exclusivo e publicar um link para a reportagem ou coluna original", acrescenta José Roberto de Toledo.
O comunicado enviado aos jornalistas e colunistas da Folha de São Paulo, também publicado no blog, justifica a regulação com o facto dos profissionais do jornal representarem o mesmo nessas plataformas sociais, devendo "sempre seguir os princípios do projecto editorial". Já no que diz respeito à proibição de publicação de "furos" jornalísticos, esta deve-se, segundo o comunicado, ao facto de que estão "reservados apenas para os leitores da Folha e assinantes do UOL".

2 comentários:

Malagueta disse...

Outra das medidas prende-se com a utilização do serviço de microblogging Twitter ou de blogs pessoais para dar "furos" jornalísticos, "nem antes nem depois do jornal ser distribuído".

É lógico, eles precisam vender. Agora com a tecnologia que avança sem controle, 'furos' será meio dificil, principalmente pelo impresso. Agora na boa, Twitter para q te ter ? ...

Seus posts são ótimos, seus textos coerentes e sua visão de passar as mensagens são interessantíssimas.

Rodolfo Natálio disse...

Obrigado Ana Krisia, vulga Pandorinha. Realmente os furos para os impressos dificultaram, mas as matérias diferenciadas 'frias' podem ser mais exploradas. Tem centenas escondidas por aí.

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