Nas últimas aulas da disciplina ‘Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa’, a professora Cintia Cunha continuou a explicação sobre ‘Pautas’. Em cada aula, ela exibia na sala materiais referente ao assunto e explicava. Ao mesmo tempo, os alunos debatiam o tema.
Na aula do dia 12/08, a professora aplicou o primeiro trabalho avaliativo. Cintia disponibilizou no ‘disco virtual’ um texto sobre o assunto estudado nas aulas anteriores: ‘Pautas’. Os alunos deveriam ler, e com base no texto fazer uma análise pequena sobre o que entendeu do assunto. Todos que fizeram a atividade receberam 5 pontos. A análise mais coerente, segundo Cintia, foi da colega Celiana Quintiliano.
Acompanhe o texto da aluna do 2º período de Jornalismo.
Após a leitura do texto sugerido, pode-se chegar à conclusão de que pauta não é somente planejamento como muitos pensam. Pauta é o esqueleto da reportagem, é onde o repórter tem que se basear para ter sucesso no ato de informar. A pauta tem que ser completa e criativa, o repórter não deve se prender a pautas pobres ou já utilizadas.
Segundo o texto de Lívia Diniz, o objetivo principal da pauta deve ser agradar o leitor já que este é o consumidor final das matérias. O veículo deve tentar aproximar-se do leitor e essa aproximação se torna possível através de uma boa pauta, uma pauta que tenha conteúdo, mas também que seja de interesse do leitor.
Assim como foi falado em sala de aula, o texto também nos traz a possibilidade de achar boas pautas no nosso cotidiano. Basta o repórter ter sensibilidade para perceber nas pequenas coisas grandes pautas.
O texto sugerido é muito completo em relação à conceituação do que vem a ser uma boa pauta. Além da qualidade, o texto ainda traz opiniões de importantes pauteiros que demonstram experiência ao dizerem que pauta boa é aquela que foge da mesmice.
0 comentários:
Postar um comentário